Ethical terms in English, click here.

Apresentação da Intellectus Revista Academica Digital

 

A Intellectus Revista Acadêmica Digital, ISSN 1679-8902, mantida pelas Faculdades Jaguariúna e Max Planck de Indaiatuba, tem por objetivo publicar trabalhos acadêmicos de relevância social e científica. Para isso adota instrumentos e procedimentos a fim de garantir a qualidade e a ética em suas publicações. A apresentação da Revista Intellectus, bem como a metodologia utilizada para seleção e publicação dos trabalhos recebidos são embasadas nas normas internacionais recomendadas pelo COPE – Comite de Publicações Éticas, que podem ser encontradas em http://publicationethics.org/resources/guidelines.

 

Considerações éticas e profissionais para a publicação

 

Todos os trabalhos enviados à Revista Intellectus passarão por avaliação cega de pareceristas com conhecimento técnico-científico sobre o tema. Com excessão dos artigos de resenha e de reflexão, que serão analisados por um parecerista, todos os outros trabalhos serão analisados por no mínimo dois pareceristas, seguindo a metodologia duplo-cega, na qual autores e pareceristas não são identificados.

Todos os trabalhos que não estiverem nas normas de apresentação expressas no site da Revista (http://www.revistaintellectus.com.br/orientacao.aspx), e/ou que apresentarem algum cunho tendencioso ou falacioso no que diz respeito à política, religião, trabalhos científicos, pessoas, produtos ou instituições serão automaticamente excluídos do processo de avaliação.

Os artigos frutos de plágio terão parecer negativo para publicação. Entende-se por plágio:

                    I.        Trabalhos que apresentem resultados, conceitos e/ou outros dados copiados de autores sem sua devida permissão ou citação;

                  II.        Trabalhos que já foram publicados de forma idêntica, reescrita ou traduzida;

                 III.        Trabalhos nos quais constem autores que não participaram do processo de escrita ou produção;

Poderão ser aceitos artigos oriundos de publicação em congressos, desde que estejam nas normas exigidas pela Revista e que o autor identifique do ato envio, as referências bibliográficas do congresso.

Ao enviar o trabalho, o autor cede à A Revista Intellectus o direito de publicação e divulgação do seu trabalho. Além dos casos especificados acima, a Revista poderá negar a publicação de artigos nos seguintes casos:

      I.        Falta de corpo técnico capacitado em tema específico para a avaliação do artigo;

    II.        Incongruência do tema do artigo com os temas dos volumes que serão publicados;

   III.        Excesso de artigos recebidos sobre o mesmo tema;

  IV.        Pouca ou nenhuma relevância social/científica;

   V.        Envio do fora do prazo pelo autor, quanto às possíveis solicitações de alterações feitas pelos pareceristas ou equipe da Intellectus, ou mesmo cumprimento parcial destas, ainda que feitas dentro do prazo estipulado;

  VI.        Incongruência entre objetivos, metodolgia e resultados;

 VII.        Outros motivos não especificados.

Em nenhum caso caberá recurso do(s) autore(s) contra a decisão impetrada pela equipe da Revista Intellectus. A Intellectus Revista Acadêmica Digital  buscará ser clara e ética com todos os envolvidos no processo de publicação: corpo editorial, autores, equipe técnica e sociedade, inclusive nos casos de plágio que estiverem inflingindo as legislações nacionais vigentes.

Os autores que desejarem enviar seus trabalhos para a revista deverão fazê-lo de forma voluntária, tendo como recompensa a divulgação e publicação de sua produção. A Intellectus Revista Acadêmica Digital não remunera financeiramente nenhum autor, nem mesmo aqueles cujos trabalhos são publicados.