ISSN 1679-8902

Editorial


Prezado Leitor, 

A Intellectus Revista Acadêmica Digital foi criada em 2004 e tem como objetivo principal possibilitar debates, intercâmbios de conhecimentos em diferentes áreas e colaborar para a ampliação dos campos aqui envolvidos, permitindo novas reflexões e vislumbrar possibilidades de interações a partir da sua leitura, acompanhando os avanços do século 21. Atualmente a multidisciplinaridade vem criando a necessidade do saber de outras áreas para atingir os objetivos de um projeto que atenda o saber e desejos coletivos. 

Neste sentido, as instituições responsáveis pela Revista Intellectus tem apoiado a interação de conhecimentos de suas quatro grandes áreas: Saúde; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências Sociais Aplicadas; Educação, Cultura e Sociedade. A Intellectus tem periodicidade trimestral, que contempla artigos científicos de professores e pesquisadores das instituições de ensino acima citadas, bem como de outras instituições de reconhecimento nacional e internacional. Cada volume pode apresentar seções de artigos originais, ensaios, comunicações de pesquisa, relatos de experiência, monografias, informes técnicos, trabalhos estendidos enviados para Congressos (adaptados aos padrões da revista) e resenhas.

A Intellectus tem possibilitado debates, intercâmbios de conhecimentos e colaborado para a ampliação das áreas envolvidas, permitindo desenvolvimento de estudos e pesquisas a partir de novas reflexões e interações entre a teoria e a prática.

Desde 2012, a Revista vem se desenvolvendo e alcançado prestígio na área acadêmica constatado por:

  • crescente número de acesso de visitantes na página online da Revista, 186 mil até Agosto de 2019;
  • indexações adquiridas em bases de dados nacionais e internacionais como: EBSCO, Actualidad Iberoamericana, Diadorim, Google Acadêmico, Iresie, Latindex  e Sumários;
  • recente avaliação CAPES (triênio 2017-2019) que alterou o conceito geral para A4.

A Intellectus Revista Acadêmica Digital, conta com um sistema de anti-plágio Plagiarism Detector adquirido com a “CROSSREF D.O.I Foundation” e Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC, associando-se ao Sistema de Identificação Digital, D.O.I. a fim de reconhecer os autores dos principais artigos de cada volume e obter o reconhecimento da originalidade e confiabilidade.

O processo de recebimento e encaminhamento dos artigos e pareceres é realizado pela Editora Chefe e Equipe Editorial, por meio da avaliação duplo-cego.

A Revista recebe diferentes colaborações científicas em seu fluxo contínuo e em 2017, 2018 e 2019 publicou Volume Corrente de Ciências da Saúde,  Volume Especial de Enfermagem, Volume Especial de Fitoterapia e Volume Especial de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com a participação de discentes e docentes internos e externos.

A arte de expressar pensamentos, reflexões, resultados e disponibilizar para outrem, é uma trajetória que expressa dedicação, competência e responsabilidade. Convidamos você aluno de pós-graduação, professor e pesquisador a enviarem artigos para a Revista Intellectus no sentido de divulgarem suas experiências, pesquisas, pensamentos e reflexões.

Prof.ª Dr.ª Ana Maria Girotti Sperandio
Editora Chefe