EDITORIAL

 

Prof. Dr. Geraldo G. Delgado Neto

 

       Existe o mito que o trabalho acadêmico científico esta distante do dia a dia da sociedade, e esta percepção coletiva e alimentada a cada segundo por uma mídia massiva e comercial.

      Na contra mão da obsolescência programada dos produtos e bens de consumo. O "produto" trabalho acadêmico científico, nas suas diversas formas e conteúdos, apresentam uma engenhosidade e robustez que garantem um "produto" de longo prazo, sustentável e saudável. Porém, a inversão de valores sobre a importância do imediato, o descartável e a necessidade de um consumo volátil, para as pessoas fazerem parte de um sistema, alimentam este mito.

      Assim, nas ultimas décadas a Web se consolidou com uma importante meio de divulgação acadêmica e neste contexto a Revista Intellectus, apresenta suas contribuições científicas de forma democrática e promovendo o engajamento de novos pesquisadores através da publicação de seus trabalhos, sob uma cuidadosa gestão para promoção e melhoria destas novas e importantes sementes acadêmicas. Bem como, oportunizando seu pareamento com pesquisadores de alto desempenho.

      Com esta breve reflexão sobre percepção coletiva e a ciência, esta edição de número 49 da Revista Intellectus da Área de Ciências Exatas e Tecnológicas, apresenta trabalhos acadêmicos científicos sobre um dos principais setores produtivos do Brasil, o Agronegócio e a aplicação da tecnologia no setor alimentício. E com a indústria voltada em melhorar processos produtivos de forma eficiente e eficaz, também são apresentados trabalhos sobre ferramentas da manufatura aplicada no processo produtivo, bem como a contextualização de como chegamos na Industria 4.0 e a contribuição da formação acadêmica para o perfil de futuros empreendedores.

      "Como cientista brasileiro e professor, acredito que a percepção da sociedade sobre a importância da pesquisa cientifica no dia a dia vem ganhando a batalha da mídia massiva de consumo irresponsável e imediatista. E confio nesta singular afirmação através do aumento de numero de acessos por periódicos como a Revista Intellectus e materiais científicos que são confirmados através da crescente demanda por evidências científicas para melhorar os aspectos tecnológicos dos processos produtivos sustentáveis e saudáveis nos diversos setores, bem como artigos acadêmicos enfatizando a humanização do trabalho."

      Boa Leitura!

APROVEITAMENTO DO RESÍDUO INDUSTRIAL DO PROCESSAMENTO DO SUCO DE LARANJA COMO INGREDIENTE NO PROCESSAMENTO TECNOLÓGICO DE ALIMENTOS
DORIGAN, Jessica Regina
Página 4 até 20

APLICAÇÃO DE FERRAMENTA S&OP PARA AUMENTAR A ACURACIDADE DA PREVISÃO DE DEMANDA EM INDÚSTRIA DE AGRONEGÓCIO
ARMELIM, , Gustavo H.
Página 21 até 37

CONCEPÇÃO DE ELEMENTOS IMPACTANTES NO DESEMPENHO DO PLANEJAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM PME: UMA AMOSTRAGEM NO CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA - SP / BRASIL
PEREGO, Bruno E.
Página 38 até 59

ANÁLISE DA DESESTABILIZAÇÃO DE EMULSÕES ÓLEO-EM-ÁGUA POR MÉTODO SIMPLIFICADO DE IMAGEM DE VÍDEO
SE, Rogério Augusto Gasparetto
Página 60 até 78

PENSADORES QUE INFLUENCIARAM O SISTEMA DE PRODUÇÃO JAPONÊS TORNANDO-O MAIS COMPETITIVO E A RELEVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS TOYOTA DE PRODUÇÃO: REVISÃO DE LITERATURA
SILVA, Ademilson Pereira da
Página 79 até 98

CONHECENDO O FUNDAMENTO DA INDÚSTRIA 4.0 ATRAVÉS DOS ALGORITMOS GENÉTICOS E APRENDIZAGEM DE MÁQUINAS
HALLA, Fernando Herrera
Página 99 até 112

EMPREENDEDORISMO E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: O PERFIL EMPREENDEDOR DO ALUMNI UNIFAJ
DELGADO, Vivianne Vieira
Página 113 até 130



voltar