EDITORIAL

 

Prof. Dr. Leandro Eliel Pereira de Moraes

 

Compreender a educação implica também entender a história da humanidade. Só é possível compreender a educação e a Pedagogia relacionando-as com os fatores políticos, econômicos, culturais e sociais em cada momento histórico. Não há educação fora da sociedade, já que é transformada por esta e colabora na sua transformação. José Martí (1853-1895), poeta e escritor, dizia que “educar é depositar em cada homem toda obra humana que o antecedeu; é dar a cada homem o resumo do mundo vivido até aquele dia em que vive”. Esse é um dos grandes desafios da educação, e que não é uma atividade passiva, pois ela pressupõe uma interação entre trabalho docente e discente, recursos metodológicos, condições estruturais e sociais, além de esforços coletivos e individuais na construção da autonomia intelectual.

Para analisarmos as condições educacionais da atualidade, seus potenciais e suas limitações, é importante uma visão mais ampla e compreendermos como as diversas perspectivas pedagógicas expressam diferentes concepções de mundo, como as decisões políticas e econômicas governamentais interferem diretamente nos espaços educacionais que atuamos, como as diferentes perspectivas metodológicas levam a caminhos pedagógicos e educativos diferenciados. Para esse entendimento mais abrangente, necessitamos de uma formação cultural mais ampla.

Os artigos aqui reunidos versam sobre variadas temáticas pedagógicas e educacionais. Você encontrará um instigante texto sobre a questão da maternidade e seus dilemas históricos, sobre o uso das metodologias ativas no ensino superior, sobre a importante temática da relação entre a violência e a educação a partir das relações de gênero, o uso de novas tecnologias na educação, um artigo sobre a relação entre direitos humanos e a educação, sobre o processo de inclusão escolar e sobre a perspectiva pedagógica histórico-crítica.

Em tempos de intolerância, o espaço educacional deve ser uma trincheira da pluralidade e da diversidade. Esperamos que essa edição da Revista Intellectus propicie essa prazerosa experiência.

Boa leitura!

EDITORIAL
ELIEL PEREIRA DE MORAES, Leandro
Página 4 até 4

DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
PIMENTA, Schleiden Nunes
Página 5 até 27

ÁRVORE GENEALÓGICA DAS PROFISSÕES: UMA ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA DE ADOLESCENTES
PEREIRA, PATRICK
Página 28 até 40

DERMEVAL SAVIANI E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
MORAES, Leandro Eliel Pereira de
Página 41 até 69

O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DA LITERATURA
CAMARGO, Alexandre de Oliveira
Página 70 até 89

VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADE HUMANA A PARTIR DA IGUALDADE-EQUIDADE DE
PAULINO-PEREIRA, Fernando César
Página 90 até 109

COMUNICAÇÃO IMPRESSA: UMA COMPARAÇÃO DE SUA EFICIÊNCIA ENTRE ALUNOS VETERANOS E INGRESSANTES NA FACULDADE DE TECNOLOGIA ZONA LESTE/SP
DAVID, Rosililia Lima
Página 110 até 119

A MATERNIDADE HISTÓRICA E AS QUESTÕES DA PÓS-MODERNIDADE
CALEIRO, Regina Célia Lima
Página 120 até 140

A CRIAÇÃO JUDICIAL DE NORMAS NO ESTADO CONSTITUCIONAL E DEMOCRÁTICO DE DIREITO: UMA ANÁLISE CONCRETA DA ATUAÇÃO JUDICIAL
FORLI FORTUNA, MARCELO
Página 141 até 171

ENSAIO: A PRESENÇA NECESSÁRIA DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
MARINGON, Regina
Página 172 até 175



voltar