EDITORIAL

 

Prof. Dr. Geraldo G. Delgado Neto

 

       Existe o mito que o trabalho acadêmico científico esta distante do dia a dia da sociedade, e esta percepção coletiva e alimentada a cada segundo por uma mídia massiva e comercial.

      Na contra mão da obsolescência programada dos produtos e bens de consumo. O "produto" trabalho acadêmico científico, nas suas diversas formas e conteúdos, apresentam uma engenhosidade e robustez que garantem um "produto" de longo prazo, sustentável e saudável. Porém, a inversão de valores sobre a importância do imediato, o descartável e a necessidade de um consumo volátil, para as pessoas fazerem parte de um sistema, alimentam este mito.

      Assim, nas ultimas décadas a Web se consolidou com uma importante meio de divulgação acadêmica e neste contexto a Revista Intellectus, apresenta suas contribuições científicas de forma democrática e promovendo o engajamento de novos pesquisadores através da publicação de seus trabalhos, sob uma cuidadosa gestão para promoção e melhoria destas novas e importantes sementes acadêmicas. Bem como, oportunizando seu pareamento com pesquisadores de alto desempenho.

      Com esta breve reflexão sobre percepção coletiva e a ciência, esta edição de número 49 da Revista Intellectus da Área de Ciências Exatas e Tecnológicas, apresenta trabalhos acadêmicos científicos sobre um dos principais setores produtivos do Brasil, o Agronegócio e a aplicação da tecnologia no setor alimentício. E com a indústria voltada em melhorar processos produtivos de forma eficiente e eficaz, também são apresentados trabalhos sobre ferramentas da manufatura aplicada no processo produtivo, bem como a contextualização de como chegamos na Industria 4.0 e a contribuição da formação acadêmica para o perfil de futuros empreendedores.

      "Como cientista brasileiro e professor, acredito que a percepção da sociedade sobre a importância da pesquisa cientifica no dia a dia vem ganhando a batalha da mídia massiva de consumo irresponsável e imediatista. E confio nesta singular afirmação através do aumento de numero de acessos por periódicos como a Revista Intellectus e materiais científicos que são confirmados através da crescente demanda por evidências científicas para melhorar os aspectos tecnológicos dos processos produtivos sustentáveis e saudáveis nos diversos setores, bem como artigos acadêmicos enfatizando a humanização do trabalho."

      Boa Leitura!

EDITORIAL
COIMBRA, José Carlos Pacheco
Página 4 até 4

O COSTUME JURÍDICO ENQUANTO FONTE DO DIREITO BRASILEIRO
FRIEDE, Reis
Página 5 até 21

PERSPECTIVA COMPARADA DA MORTE MEDICAMENTE ASSISTIDA
GUERREIRO, Camila Andresa Moura de Oliveira
Página 22 até 39

CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DO JURISTA DALMO DALLARI AO DIREITO DE ESTADO
ROSA, Alessandra Barbosa Puzzilli
Página 40 até 59

A INVERSÃO DE PAPÉIS COMO POSSIBILIDADE DE PREVENÇÃO AO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR - ESTUDO INTRODUTÓRIO
NUNES, Roseli Coutinho dos Santos
Página 60 até 79

O PAPEL DO HOMEM NA ATUALIDADE: A PRAXIS DO TORNAR-SE PAI
CÁCERES, Pedro Felipe Manzi
Página 80 até 103

AVALIAÇÃO DE PROJETOS E INVESTIMENTOS - PLANEJAMENTO DO INVESTIMENTO, ORÇAMENTO DE CAPITAL, CUSTO DE CAPITAL E ÍNDICES FINANCEIROS E ECONÔMICOS NA TOMADA DE DECISÃO
BARBOSA, Kleber Mantovanelli
Página 126 até 146



voltar