EDITORIAL

 

Prof.ª Dr.ª Carla Silveira

"Ensaios e Estudos para Qualidade de Vida".

O homem contemporâneo está permanentemente em busca das condições que contribuem para o bem físico, mental, espiritual e social.

Qualidade de vida é uma concepção que envolve parâmetros das áreas de saúde, arquitetura, urbanismo, lazer, gastronomia, esportes, educação, meio ambiente, segurança pública e privada, entretenimento, novas tecnologias e tudo o que se relacione com o ser humano, sua cultura e seu meio (ALMEIDA et al, 2012).

Esta pode ser analisada pelas esferas de percepção objetiva e subjetiva. A esfera objetiva de percepção de qualidade de vida lida com a garantia e satisfação das necessidades mais elementares da vida humana: alimentação, acesso à água potável, habitação, trabalho, saúde e lazer (MINAYO et al., 2000). Já a percepção subjetiva diz respeito a ações do sujeito como o estilo de vida e valores não materiais, ou seja, engloba sentimentos e juízos de valor dos indivíduos.

O Volume de Ciências da Saúde, que ora apresentamos, traz os Ensaios e Estudos para Qualidade de Vida em diferentes dimensões do saber científico. Nele os leitores se encantarão com a sabedoria da Natureza que nos proporciona uma gama imensa de elementos impressos na composição das plantas e o uso destas na medicina, bem como na riqueza da “farmácia viva” que nos rodeia, sem muitas vezes nos darmos conta dela. Somos alertados também quanto a importância das práticas higiênicas no manuseio dos alimentos e seu consumo.

E em tempos tão conturbados onde o temor da perda de direitos humanos parece estar batendo a nossa porta poderemos refletir a respeito da resiliência psicológica frente às adversidades cotidianas do nosso país e do mundo.

Desejamos que esses conhecimentos e reflexões ecoem em nossa prática docente e discente de maneira a construirmos a cada dia uma sociedade menos doente, mais plural, com muita qualidade de vida, sempre calcada na garantia da dignidade e dos direitos humanos universais.

Boa leitura!

EDITORIAL
COIMBRA, José Carlos Pacheco
Página 4 até 4

O COSTUME JURÍDICO ENQUANTO FONTE DO DIREITO BRASILEIRO
FRIEDE, Reis
Página 5 até 21

PERSPECTIVA COMPARADA DA MORTE MEDICAMENTE ASSISTIDA
GUERREIRO, Camila Andresa Moura de Oliveira
Página 22 até 39

CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DO JURISTA DALMO DALLARI AO DIREITO DE ESTADO
ROSA, Alessandra Barbosa Puzzilli
Página 40 até 59

A INVERSÃO DE PAPÉIS COMO POSSIBILIDADE DE PREVENÇÃO AO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR - ESTUDO INTRODUTÓRIO
NUNES, Roseli Coutinho dos Santos
Página 60 até 79

O PAPEL DO HOMEM NA ATUALIDADE: A PRAXIS DO TORNAR-SE PAI
CÁCERES, Pedro Felipe Manzi
Página 80 até 103

AVALIAÇÃO DE PROJETOS E INVESTIMENTOS - PLANEJAMENTO DO INVESTIMENTO, ORÇAMENTO DE CAPITAL, CUSTO DE CAPITAL E ÍNDICES FINANCEIROS E ECONÔMICOS NA TOMADA DE DECISÃO
BARBOSA, Kleber Mantovanelli
Página 126 até 146



voltar