EDITORIAL

Prof.ª Dr.ª Daniella Yamada Baragatti

 

A enfermagem é uma ciência que tem o cuidado ao ser humano como seu principal objeto, visando a promoção, proteção e recuperação da saúde. Trata-se da profissão da área da saúde com o maior número de profissionais em exercício, sendo importante sua inserção no sistema de saúde brasileiro. Afinal, qual o papel dos profissionais de saúde e enfermagem nos cuidados à população? Quais ações estão sendo desenvolvidas nos diversos espaços brasileiros? O que podemos aprender e melhorar com as publicações recentes?

Este volume especial reflete a amplitude desta ciência e arte de cuidar. Apresenta artigos sobre o perfil dos profissionais de enfermagem do estado de São Paulo e discussões sobre os cuidados de saúde em diversos ambientes, seja em domicílio, na Atenção Primária à Saúde ou no hospital. Provoca reflexões a respeito de epidemias mundiais, como a obesidade, e aponta questionamentos importantes quanto ao aleitamento materno e a promoção da saúde no climatério e menopausa.

Em tempos de crise e perdas de direitos, assim como a fragilização progressiva que observamos no sistema de saúde brasileiro - o Sistema Único de Saúde (SUS)- faz-se fundamental discutirmos, por meio de artigos científicos publicados em uma revista séria como a Intellectus, questões relacionadas à saúde e de direito ao acesso universal previsto na Constituição brasileira.

O leitor poderá também, prestigiar o desenvolvimento da aplicabilidade de metodologias ativas na disciplina Seminário Científico I e II na perspectiva da produção da escrita científica

Convidamos o leitor para leitura e reflexão, buscando responder a seguinte pergunta: quais cuidados de saúde queremos para nós?


Boa leitura!

EDITORIAL
COIMBRA, José Carlos Pacheco
Página 4 até 4

O COSTUME JURÍDICO ENQUANTO FONTE DO DIREITO BRASILEIRO
FRIEDE, Reis
Página 5 até 21

PERSPECTIVA COMPARADA DA MORTE MEDICAMENTE ASSISTIDA
GUERREIRO, Camila Andresa Moura de Oliveira
Página 22 até 39

CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DO JURISTA DALMO DALLARI AO DIREITO DE ESTADO
ROSA, Alessandra Barbosa Puzzilli
Página 40 até 59

A INVERSÃO DE PAPÉIS COMO POSSIBILIDADE DE PREVENÇÃO AO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR - ESTUDO INTRODUTÓRIO
NUNES, Roseli Coutinho dos Santos
Página 60 até 79

O PAPEL DO HOMEM NA ATUALIDADE: A PRAXIS DO TORNAR-SE PAI
CÁCERES, Pedro Felipe Manzi
Página 80 até 103

AVALIAÇÃO DE PROJETOS E INVESTIMENTOS - PLANEJAMENTO DO INVESTIMENTO, ORÇAMENTO DE CAPITAL, CUSTO DE CAPITAL E ÍNDICES FINANCEIROS E ECONÔMICOS NA TOMADA DE DECISÃO
BARBOSA, Kleber Mantovanelli
Página 126 até 146



voltar