EDITORIAL

 

Profa. Dra. Renata Cavalcanti Carnevale

 

O Brasil é um dos países com a maior biodiversidade do mundo, sua população utiliza amplamente as plantas medicinais e fitoterápicos e já existem políticas que instituem as plantas medicinais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), como a Política de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC, 2006), a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF, 2006) e a Portaria GM nº 886, de 20 de abril de 2010 que institui a Farmácia Viva no SUS. Entretanto, ainda se observa uma desvalorização das plantas medicinais e fitoterápicos, retratada pela baixa aceitação e interesse de profissionais de saúde, pela escassez de pesquisas científicas e investimento na área de plantas medicinais e fitoterápicos, pela associação das plantas medicinais à terapia de menor eficácia e pela inferiorização dos conhecimentos populares e tradicionais de plantas medicinais.

Com o objetivo de promover atividades que divulguem a importância e o valor das plantas medicinais e da fitoterapia, sempre aliando os saberes populares com os científicos, é realizada anualmente, a Semana de Fitoterapia de Campinas Professor Walter Radamés Accorsi.

Desde 2016, a Intellectus Revista Acadêmica Digital apoia a Semana de Fitoterapia Professor Walter Radamés Accorsi, publicando os melhores trabalhos apresentados durante o evento. Nesta edição da Revista Intellectus, o leitor poderá encontrar resumos e artigos de pesquisas científicas e trabalhos técnicos/ projetos, desenvolvidos por pesquisadores de diversas instituições, que foram apresentados na “XVI Semana de Fitoterapia de Campinas Professor Walter Radamés Accorsi: Plantas medicinais: Saúde para o Bem viver”, realizada de 17 a 20 de abril de 2018.

Com esta publicação pretende-se divulgar o conhecimento sobre plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo assim um regaste e valorização deste importante saber do nosso país.

Boa leitura!

EDITORIAL
SOUZA, Luciana Carla Ferreira de
Página 4 até 5

ACESSIBILIDADE, MOBILIDADE URBANA E EQUIDADE
PEREIRA LIMA, Vera Lucia Góes
Página 6 até 25

REFLEXÕES SOBRE A EXPANSÃO URBANA EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SP (2010 - 2016)
DE CONTI, Joana Martins
Página 26 até 39

MEDIÇÃO DE FREQUÊNCIAS E CLASSIFICAÇÃO EM GRAVE E AGUDA
NETO, Maria de Fatima Ferreira
Página 40 até 58

URBANISMO CONTEMPORÂNEO ENTRE PRÁTICAS E DISPOSITIVOS
RAMOS, Gabriel Teixeira
Página 59 até 80

AVALIAÇÃO DO CONFORTO ACÚSTICO EM SALA DE AULA: PARÂMETROS E MEDIÇÕES
CARNEIRO ROSA, Adriana Aparecida
Página 81 até 96

HABITAÇÃO E MODOS DE VIVER: UM PONTO DE VISTA CONTEMPORÂNEO ¬
CAMPOS NETO, Dirceu de Oliveira
Página 97 até 108

IGREJA MATRIZ SANT'ANNA DE PEDREIRA (SP): UM ESTUDO ACERCA DA ARQUITETURA NEOGÓTICA NO BRASIL
CASSIANI, Janaina Bianca
Página 109 até 136

A CASA COMO PATRIMÔNIO
GERIBELLO, Denise Fernandes
Página 137 até 144



voltar