EDITORIAL

 

Prof.ª Dr.ª Regina Maringoni de Oliviera

 

          Renomados historiadores e cientistas políticos afirmam, em suas análises sobre a Sociedade Ocidental, que nossa contemporaneidade se configura como uma nova Era histórica, a qual podemos chamar de “Era da Incerteza”, dada às velocidades e trajetórias nem sempre previsíveis das transformações em curso. Incomensuráveis quebras de paradigmas, mudanças de valores e um certo desencanto com nosso mundo marcam a tônica dessa época.

         O que se pode indagar, a partir das palavras acima, é como deve ser a qualidade de preparação para os/as que participam e partilham suas vidas neste imprevisível e dinâmico mundo. Qual Educação, entendida como processo de formação humana, deve ser constituída frente a tais desafios.

        Para corresponder a essa imprescindível reflexão, a Revista Intellectus contempla-nos, neste volume, com um conjunto de excelentes produções acadêmicas acerca da Educação, em abordagens que a entendem em sua dimensão formativa humana, impactada num mundo em transformação.

          Esperamos, destarte, que o aqui apresentado gere reflexões significativas sobre Educação, no sentido em que nos ensinou Paulo Freire: a Educação sozinha não muda o mundo, mas sem ela, essa mudança torna-se impossível.

           Boa leitura!

Gerar PDF da revista.

EDITORIAL
EDITORIAL, EDITORIAL
Página 3 até 3

OS DIREITOS HUMANOS E O PROBLEMA DO REFUGIADO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
BARSALINI, Glauco
Página 4 até 18

A INSTITUIÇÃO: LUGAR DE RESSIGNIFICAÇÃO DE IDENTIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PAULINO-PEREIRA, Fernando César
Página 19 até 32

ENTRE O AMPLO E O ESPECÍFICO: MECANISMOS DE CCONTROLE SOBRE OS TRABALHADORES DA CVRD DE 1959-61
GRANDSON, Douglas Edward Furness
Página 33 até 52

LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO DE INFORMÁTICA PARA IDOSOS
TARALLO, Roberta dos Santos
Página 53 até 66

"LAR FELIZ": RELATO DE PESQUISA EM INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PAULINO-PEREIRA, Fernando César
Página 67 até 77

REFLEXÕES SOBRE OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
PEREIRA, Patrick
Página 78 até 83



voltar